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    CASO VOLKSWAGEN

    A Autoridade dos Transportes da Alemanha (KBA) dirigiu ao IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes uma comunicação sobre as não conformidades detetadas nos veículos do Grupo Volkswagen, dando nota do procedimento que deve ser adotado pela VW relativamente aos veículos modelo AMAROK.

    Nesta sequência a SIVA - Sociedade De Importação De Veículos Automóveis, S.A, distribuidora portuguesa das marcas do Grupo Volkswagen, informou as autoridades portuguesas de que as soluções para repor a conformidade dos veículos afetados pelo NOx vão ser implementadas em Portugal, começando pelo modelo AMAROK.

    INFORMAÇÃO AOS CONSUMIDORES PROPRIETÁRIOS DOS VEÍCULOS AFETADOS

    • Todos os veículos afetados com matrícula portuguesa, incluindo os importados usados, devem ser submetidos aos procedimentos acima descritos com o objetivo de garantir a conformidade com as emissões de NOx constantes da sua homologação, o que significa que o procedimento de recolha abrange todos os veículos afetados quer estejam, ou não, abrangidos pela garantia legal dos dois anos.

    • Os procedimentos de atualização do software não comportam quaisquer custos para os proprietários dos veículos abrangidos.

    • O consumidor proprietário do veículo afetado deve aguardar o contacto do(s) Concessionário(s) da Volkswagen, Audi e Skoda com vista à realização do(s) procedimento(s) de atualização do software.

    • Os proprietários que, após terem sido contactados pelos concessionários, não apresentarem os veículos para a necessária intervenção, constarão de comunicação mensal ao IMT que promoverá a convocação dos mesmos para inspeção extraordinária para comprovar a regularização da situação do veículo. A falta a esta inspeção determina o cancelamento da matrícula do veículo.

    • Nos sítios da internet das marcas Volkswagen, Audi e Skoda, é possível consultar quais os chassis dos veículos abrangidos, bem como registar e atualizar, através de formulário disponível, os dados dos respetivos proprietários para efeitos de contacto posterior.

    CALENDARIZAÇÃO PREVISTA – MODELO AMAROK

    A partir da semana 5 de 2016 – atualização de software dos veículos com motores de 2,0 litros (procedimento que será faseado em função das diversas versões de software a atualizar). O tempo de trabalho real será de pouco menos de meia hora.


    A intervenção aos restantes veículos com os motores de 1,2 litros e 1,6 litros está prevista para junho e outubro de 2016, respetivamente, e será atempadamente divulgada pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes e pela Direção-Geral do Consumidor.

        
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