DGC

O Portal Global Recalls (portal mundial sobre a recolha de produtos) resulta de um projeto desenvolvido, em 2012, pelos países da União Europeia e da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), incluindo os Estados Unidos da América, a Austrália e o Canadá.

A criação deste Portal que é, regularmente, atualizado com informação sobre as recolhas de produtos efetuadas nos mencionados países, entre outros, veio contribuir para o reforço mundial da segurança dos consumidores e para o aumento da consciencialização dos consumidores e dos operadores económicos e da confiança no comércio global, incluindo o mercado on-line.

Relação do Portal Global Recalls com o Sistema RAPEX

O Sistema RAPEX (Sistema Europeu de Alerta Rápido sobre produtos perigosos não alimentares) é a base de dados que permite a partilha de informações sobre os produtos que foram recolhidos no mercado europeu, devido a apresentarem risco para a saúde e segurança dos consumidores.

Os referido dados são também, atualmente, partilhados no Portal Global Recalls e estão incluídos no acervo de informação, sobre produtos não alimentares perigosos, pesquisável no seguinte link:

https://globalrecalls.oecd.org/front/index.html#/recalls

  • Livro de Reclamações
  • Atendimento ao Consumidor
  • Publicidade
  • Fundo do Consumidor
  • Centro Europeu do Consumidor
66