Divulgação de Estudo da Comissão Europeia sobre consumidores vulneráveis
A Comissão Europeia publicou, na passada semana, um estudo que identifica as principais razões que provoca a vulnerabilidade dos consumidores e o que pode ser feito para habilitar os consumidores a fazer um melhor uso dos seus direitos e das alternativas, com base no que o mercado oferece.
Especial atenção é dirigida para os desafios no ambiente online, bem como para os setores das finanças e da energia.
O estudo representa um importante passo no estabelecimento de uma definição baseada em evidências da vulnerabilidade do consumidor e em explorar possíveis soluções:
De acordo com este estudo um consumidor vulnerável é alguém que:
• Está em maior risco de sofrer os resultados negativos do mercado;
• Tem uma capacidade limitada para maximizar o seu bem-estar enquanto consumidor;
• Tem dificuldade em obter ou assimilar informações;
• Será menos capaz de comprar, escolher ou aceder a produtos adequados; ou
• Está mais suscetível a determinadas práticas de marketing.
Conheça o estudo em:
http://ec.europa.eu/justice/newsroom/consumer-marketing/news/160223_en.htm
A Direção-Geral do Consumidor