Home
DGC
    Ministério da Economia
    DGC

    Aprovada a Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (ENSANP)

    ENSANP

    Foi aprovada, por Resolução do Conselho de Ministros, a Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (ENSANP) definida pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSANP).
    O CONSANP, criado por Resolução do Conselho de Ministros n.º 103/2018, de 26 de julho, tem por  objetivo contribuir para a definição de uma visão integrada das matérias relativas à segurança alimentar e nutricional, no quadro da concretização progressiva do Direito Humano a uma Alimentação Adequada, e em linha com as orientações da Organização das Nações Unidas no âmbito da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nesse âmbito, desenvolveu um diagnóstico da segurança alimentar e nutricional em Portugal, assim como uma análise da evolução das tendências da produção e do consumo, e um levantamento das diversas iniciativas e estratégias que se cruzam com os seus objetivos, tendo sido identificados quatro eixos estratégicos e sete medidas necessárias à sua implementação nos próximos anos.

    A ENSANP foi desenvolvida em estreita articulação com outras estratégias nacionais cujas matérias se revelam indissociáveis, nomeadamente a Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável, a Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar, a Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030, a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030 e a Estratégia do Prado ao Prato.

    A ENSANP pretende garantir uma atuação integrada que permita uma transição para sistemas alimentares e nutricionais sustentáveis, saudáveis, inclusivos e resilientes e assenta nos seguintes eixos estratégicos:
    a) Integração das políticas e governança;
    b) Grupos vulneráveis, saúde e nutrição;
    c) Bom funcionamento da cadeia alimentar;
    d) Comunicação.

    Mais informação em https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/171183636/details/maximized

     

     

    • Livro de Reclamações
    • Atendimento ao Consumidor
    • Publicidade
    • Fundo do Consumidor
    • Centro Europeu do Consumidor
    • Inquérito Satisfação
    • Compete 2020 - Portugal 2020
    • Não paramos. Estamos ON.
    • COVID-19
    66