
Conferência Digital sobre Proteção do Consumidor e Cooperação Internacional

Realizou-se, a 14 de outubro, a Conferência Digital sobre Proteção do Consumidor e Cooperação Internacional, um evento que pretende assinalar o início da presidência de Portugal do FIAGC- Fórum Ibero Americano de Agências Governamentais de Proteção do Consumidor.
Neste âmbito, a Direção-Geral do Consumidor organizou esta Conferência, moderada pela sua Diretora-Geral, Ana Catarina Fonseca, com o objetivo de debater a proteção do consumidor, a relevância das redes de cooperação europeias e internacionais e os desafios da política de consumidores em tempos de pandemia.
Este evento contou com os testemunhos do FIAGC, e de outras entidades e organizações - onde a DGC tem assento em comités e em Grupos de Trabalho - como a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), a Comissão Europeia (DG JUST), o Comité de Política do Consumidor da OCDE, a Rede de Cooperação e de Aplicação de Legislação - ICPEN e a Consumers International da qual a DGC é membro. Foi igualmente interveniente a African Consumer Protection Dialogue em representação dos países africanos.
Este evento foi aberto pelo Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres e encerrado pelo Ministro do Consumo de Espanha, Alberto Garzón e pelo Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira.
A Conferência contou com cerca de 260 participantes de 36 países das mais diferentes partes do mundo: Alemanha, Angola, Argentina, Austrália, Bélgica, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Canadá, Chile/Colômbia, Egipto, El Salvador, Espanha, Estados Unidos da América, França, Grécia, Guatemala, Honduras, India, Irlanda, Itália, Letónia, Malta, México, Noruega, Países Baixos, Panamá/Paraguai, Peru, Polónia, Quénia, Reino Unido, República Dominicana, Turquia, Uruguai.