
Gabinete RACE do TRIAVE procurado por mais de 750 clientes bancários

Mais de 750 clientes bancários já solicitaram apoio ao gabinete RACE - Rede de Apoio ao Cliente Bancário do TRIAVE - Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Ave, Tâmega e Sousa, desde que este serviço iniciou funções, no final de 2021.
Laura Ferreira, Coordenadora de Divulgação do Gabinete RACE, explicou, em entrevista, que este serviço tem como objetivo informar, aconselhar e acompanhar clientes bancários com dificuldade no cumprimento de contratos de crédito ou que já tenham prestações em atraso. «Somos um apoio e o acesso ao nosso serviço é gratuito», referiu a responsável, sublinhando que o atendimento pode ser presencial, telefónico ou por e-mail.
De acordo com Laura Ferreira, já deram entrada no RACE «138 processos de acompanhamento e mais de 240 pedidos de informação que tiveram o devido encaminhamento».
«Por exemplo, um processo de acompanhamento surge quando um cliente bancário desloca-se ao gabinete RACE, expondo a sua situação. Existem mecanismos para ajudar o consumidor que já tem, ou poderá vir a ter dificuldades no cumprimento das suas obrigações no âmbito dos contratos de crédito», disse, explicando que o RACE tem a função de «apoiar o consumidor na análise das propostas apresentadas pelas instituições de crédito no âmbito do PARI - Plano de Ação para o Risco de Incumprimento e do PERSI - Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento, ou mais recentemente as medidas que se aplicam diretamente ao crédito à habitação».
A coordenadora sublinhou que o RACE não pode intervir diretamente nas negociações: «Não podemos ser uma terceira parte na relação entre o cliente bancário e a instituição financeira, somos o suporte de retaguarda dos clientes bancários», advertiu, indicando que a procura pelo apoio e orientação tem de ser uma iniciativa do cliente bancário. «Se for necessário redigir uma carta, ou colaborar na avaliação de uma proposta nós fazemos, mas a relação é sempre entre cliente bancário e entre instituição financeira, nós não temos competências legais para mediar».
Laura Ferreira lembra que os clientes bancários podem solicitar aconselhamento ao gabinete RACE antes de contraírem um empréstimo «para a avaliação da proposta em função da taxa de esforço que representará para o orçamento familiar mensal».
Fonte: Guimarães Digital
Para mais informações, consulte o artigo.