
Livro de Reclamações: Guia "Quem é Quem"

A Direção-Geral do Consumidor no âmbito das suas atribuições, entendeu oportuno e importante criar um guia prático que identificasse de forma simples e clara as entidades competentes para tratar Reclamações lavradas no âmbito do Livro de Reclamações (Decreto-Lei n.º 156/2005, de 15 de setembro na sua versão atual).
O Guia informa também sobre a existência de diferentes livros de reclamações e respetivos regimes jurídicos, bem como da existência das Entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo e dos Centros de Informação Autárquicos ao Consumidor existentes em Portugal.
Na elaboração deste Guia contou com a colaboração da INCM – Empresa Nacional da Casa da Moeda e das Entidades Fiscalizadoras e Reguladoras competentes.
Os destinatários deste guia são os consumidores e as empresas, mas também as próprias entidades fiscalizadoras e reguladoras.
Foram também divulgados os dados do Livro de Reclamações nos formatos físico e eletrónico referentes a 2019, através de um vídeo desenvolvido pela Direção-Geral do Consumidor.
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Guia Prático Quem é Quem no Livro de Reclamações
Livro de Reclamações - dados referentes a 2019 (vídeo)