Home
DGC
    Ministério da Economia
    DGC

    Sessões de informação sobre "A nova etiqueta energética" - projeto Label 2020 - ADENE/DGC - março de 2021

    etiqueta energética

    A ADENE  - Agência para a Energia em colaboração com a Direção-Geral do Consumidor promove  nos próximos dias 11 e 25 de março, com inicio às 14.30 horas e término às 15.30 horas, uma sessão online de informação sobre a nova etiqueta energética.

    A ADENE é a agência nacional de energia que tem como missão o desenvolvimento de atividades de interesse público na área da energia, do uso eficiente da água e da eficiência energética na mobilidade. Neste âmbito, participa no projeto Label 2020 que tem, entre outros, o objetivo de informar consumidores sobre o Regulamento (UE) 2017/1369 da Comissão Europeia relativo à etiquetagem da eficiência energética. Este regulamento substitui a anterior diretiva e introduz alterações substanciais na aplicação da etiqueta energética no mercado, sendo a mais relevante o reescalonamento da classe energética, regressando à escala de A a G.

    É neste contexto que surge o projeto Label 2020, que visa garantir a boa adoção deste novo regulamento e apoiar o mercado na transição para a nova etiqueta energética. Este projeto arrancou em junho de 2019 e durará até janeiro de 2023. É coordenado pela Agência de Energia Austríaca e está presente em 16 estados membros da União Europeia.

    Objetivo da sessão:

    - Dar a conhecer as novas etiquetas e grupos de produtos abrangidos;
    - Compreender a regulamentação aplicável e respetiva aplicação faseada.

    Destinatários:

    As sessões têm como destinatários principais técnicos que informam e apoiam consumidores e que promovem sessões de informação nos respetivos municípios,  junto de escolas e da população em geral, replicando a informação adquirida.

    A frequência destas sessões é gratuita, mas sujeita a inscrição através do seguinte e-mail:  EventosDGC@dg.consumidor.pt

    Ao inscrever-se deve indicar em qual dos dias pretende participar: escreva “ dia 11 de março” ou “25 de março”. Na véspera de cada sessão será enviado o respetivo link (Microsoft Teams).

    • Livro de Reclamações
    • Atendimento ao Consumidor
    • Publicidade
    • Fundo do Consumidor
    • Centro Europeu do Consumidor
    • Inquérito Satisfação
    • Compete 2020 - Portugal 2020
    • Não paramos. Estamos ON.
    • COVID-19
    66