Home
Direção-Geral do Consumidor
    Ministério da Economia e Mar
    Referencial de Educação do Consumidor

     

    Referencial de Educação do Consumidor

    O Referencial de Educação do Consumidor (REC) para a Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário elaborado pela Direção-Geral de Educação e pela Direção–Geral do Consumidor, com a colaboração da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – DECO.

    O REC constitui-se como um guia orientador para a abordagem de diferentes dimensões do domínio do consumo, propondo aos docentes dos vários níveis de educação e ensino as balizas consideradas essenciais para que as crianças e os jovens se constituam como cidadãos consumidores ativos, conhecedores, com comportamentos de consumo informados e responsáveis, promotores do seu bem-estar. O REC pretende ainda contribuir para elevar o nível de competências, contribuindo para o conhecimento e o desenvolvimento de atitudes e valores, no domínio do consumo, das crianças e dos jovens que frequentam a educação pré-escolar, o ensino básico e o ensino secundário, não sendo despiciente a importância do impacto desta ação para o seu desenvolvimento como cidadãos consumidores ao longo da vida.

    O REC apresenta oito temas, tendo em consideração a educação dos consumidores e a sua relevância face aos grandes desafios da atualidade: O consumo: Enquadramento e Evolução; Os Direitos e Deveres do Consumidor; O Consumo de Bens e Serviços; A Segurança de Produtos e Serviços e a Saúde dos Consumidores; Marketing e Publicidade; As Famílias, a Gestão Financeira e o Consumo; O Consumo Sustentável; O Consumo no Mundo Digital.

    Consulte o vídeo de apresentação do Referencial

    Consulte o Referencial de Educação do Consumidor (.pdf 1980Kb)

    Referencial de Educação do Consumidor
     

    • Livro de Reclamações
    • Atendimento ao Consumidor
    • Plataforma de Cessação de Contratos - Comunicações Eletrónicas
    • RAL - Centros de arbitragem
    • Publicidade
    • Segurança de Produtos
    • Fundo do Consumidor
    • Centro Europeu do Consumidor
    • Inquérito Satisfação
    • Compete 2020 - Portugal 2020
    66