Estudo da Comissão Europeia sobre o marketing nas redes sociais, jogos online e aplicações móveis e a sua influência no comportamento das crianças
Foi recentemente divulgado pela Comissão Europeia um estudo elaborado pela DG Justiça e Consumidores, com o título The impact of marketing through social media, online games and mobile applications on children's behaviour, que tem como objetivo dar a entender de que maneira as crianças estão expostas às práticas de marketing, como isso altera os seus comportamentos e de que forma podem ser protegidas.
Analisando as três áreas, jogos online, APP’s e redes sociais, este estudo retirou algumas conclusões:
- Técnicas de marketing sofisticadas e não transparentes são comuns nos jogos online, nas APP’s para smartphone e nas redes sociais;
- Muitos jogos online encorajam as crianças a gastar dinheiro para continuar e\ou melhorar a experiência de jogo. A exposição a este tipo de técnica influencia o comportamento de compra das crianças, induzindo-os a gastar mais dinheiro;
- Os anúncios publicitários influenciam significativamente o comportamento das crianças entre os 6 e os 12 anos;
- Os níveis de proteção contra o marketing online não são iguais em toda a Europa. A regulação é diferente entre países, no entanto, a maioria não restringe adequadamente o uso de práticas de marketing em que a divulgação da informação não é totalmente transparente;
- Apesar da grande preocupação que os pais demonstram com os seus filhos, a maioria não está preparada para os proteger contra as práticas de marketing online, achando inclusive, que o comportamento dos seus filhos não é afetado por tais práticas;
Este estudo alerta ainda para:
- A necessária proteção, forte e harmonizada, das crianças como consumidores, defendendo-as de práticas de marketing agressivas e pouco transparentes.
- Capacitar as crianças para que consigam reconhecer a intenção comercial das práticas de marketing a que são sujeitas.
- Acabar com as desigualdades de proteção das crianças entre os países da União Europeia. Com a igualdade, poderá aumentar a confiança do consumidor para adquirir bens e serviços, vindos de outros países dentro da Zona Euro e assim contribuir para o desenvolvimento do Mercado Único Digital.
Para conhecer este estudo aceda a: http://ec.europa.eu/consumers/consumer_evidence/behavioural_research/impact_media_marketing_study/index_en.htm