
O Consumer Classroom é uma Iniciativa da Comissão Europeia, sendo um Portal europeu, multilingue (23 línguas), que visa promover e encorajar iniciativas de Educação do Consumidor (EC) em estabelecimentos do ensino secundário, dirigidas a jovens entre os 12 e os 18 anos.
Destina-se sobretudo a professores deste grau de ensino, sendo financiado pela Comissão Europeia - DG SANCO. Encoraja-se através deste site a partilha de experiências e de projetos interdisciplinares inter-escolas, visando a constituição de uma rede web dinâmica e colaborativa, em que sejam disponibilizados materiais pedagógicos de qualidade em toda a diversidade temática enquadrável pela Educação do Consumidor (consumo sustentável, direitos dos consumidores, literacia financeira, compras online, etc.). O seu objetivo: vir a ser o porta-voz da Educação do Consumidor online.
O Portal inclui espaços informativos e de partilha de recursos, bem como instrumentos de colaboração (com chats, fórum, links com acesso a blogues e sites). No Portal pode-se encontrar registos mediáticos de diferentes países sobre o Consumer Classroom, informação e calendarização de iniciativas, aulas sobre assuntos específicos, formações, etc.
Dada a dimensão transversal e interdisciplinar da Educação do Consumidor, os recursos disponibilizados podem servir para utilização em muitas disciplinas lecionadas neste nível de ensino: Arte, Biologia, Educação Cívica, Economia, Teatro, Matemática, Línguas, Direito, Literatura, Ciências Naturais, Sociologia, etc.
Tematicamente, podem aparecer materiais pedagógicos sobre, entre outros, o consumo da água, a utilização da energia, a educação financeira, os direitos do consumidor, saúde e nutrição, as escolhas do consumidor, publicidade e marketing, informação e comunicação, ou sustentabilidade.
O Portal contempla também a possibilidade de adesão dos interessados, que se podem inscrever e abrir uma conta pessoal para receberem informação, intervirem nos fórum, disponibilizarem produtos e aulas, debaterem, etc.)
Também há a possibilidade de intervenção de Peritos em Educação ao Consumidor, devendo estes apresentar a sua candidatura, cujo Currículo deverá ser avaliado pelos responsáveis do Portal.