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    Campanha da OCDE sobre venda de brinquedos online

    Campanha da OCDE sobre venda de brinquedos online

    A Direção-Geral do Consumidor participa na Campanha Mundial de Sensibilização sobre a segurança dos brinquedos vendidos online, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

    Conheça as dicas para os consumidores

    Compra brinquedos online?
    Pense na SEGURANÇA!

    Antes de comprar:
    • Confirme se o brinquedo não foi retirado do mercado. Consulte a base de dados “Safety Gate - Sistema de alerta rápido para produtos perigosos não alimentares”;

    • Passe em revista todas as informações relativas ao produto e à sua segurança;

    • Certifique-se de que o vendedor disponibilizou os dados de contacto para eventuais perguntas que lhe queira colocar;

    • Compre em sítios da internet de confiança.


    Depois de comprar:
    Consoante a idade da criança, examine o brinquedo e certifique-se de que não contém:
    • Peças pequenas e facilmente destacáveis, especialmente se tiver filhos com menos de três anos de idade;

    • Arestas ou pontas aguçadas;

    • Cordões compridos que se possam enrolar no pescoço da criança;

    • Compartimentos para pilhas mal fixados, partidos ou fáceis de abrir.

     

     

     

    É um operador económico? Siga estas recomendações

    Vende brinquedos online?
    Pense na SEGURANÇA!

    • Garanta que os brinquedos para crianças com menos de três anos de idade não contêm peças pequenas;
    • Identifique os riscos e perigos que o produto possa apresentar durante a sua utilização (incluindo uma má utilização previsível);
    • Submeta os brinquedos a ensaios em função da legislação e normas aplicáveis, bem como em função de outros riscos identificados por laboratórios de ensaio certificados e acreditados, quando adequado;
    • Garanta que as informações fornecidas online são legíveis na plataforma ou nos dispositivos utilizados para comprar o brinquedo;
    • Forneça aos consumidores um ponto de contacto direto (de preferência local) para mais informações;
    • Disponibilize informações claras e facilmente acessíveis aos consumidores antes das transações e da confirmação do pagamento, tais como:
         • Características do produto;
         • Faixa etária/limites de idade;
         • Instruções de montagem e de utilização em segurança;
         • Avisos de segurança;
         • Imagens e vídeos do brinquedo;
         • Outras informações que estariam disponíveis fisicamente na loja ou na embalagem do brinquedo.

     

     

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