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    Dia da Europa - 9 de maio

    Dia da Europa, 9 de maio
    A Rede CEC ajudou os consumidores a recuperar mais de 4 milhões de euros durante a pandemia de COVID-19

    Por ocasião da celebração do Dia da Europa, a 9 de maio , relembramos a importância da existência da  Rede de Centros Europeus do Consumidor, que é composta por 30 Centros, um por cada Estado Membro da UE e também na Islândia, na Noruega e no Reino Unido. Em Portugal, o Centro Europeu do Consumidor (CEC) funciona nas instalações da Direção-Geral do Consumidor (DGC), sendo um projeto cofinanciado pela DGC e pela  Comissão Europeia.
    A Rede CEC disponibiliza informação e assistência gratuita aos consumidores na resolução de conflitos de consumo transnacionais na UE. É cofinanciada pela Comissão Europeia.

    Estatísticas da Rede CEC

    Desde março de 2020, o número de pedidos de informação e de assistência de consumidores relativos a problemas transfronteiriços recebidos pela Rede de Centros Europeus do Consumidor (Rede CEC) aumentou significativamente. A Rede CEC ajudou os consumidores europeus a recuperar cerca de 4 milhões de euros desde o início da pandemia relacionados com cancelamento de voos, fecho de hotéis ou restrições às viagens para o país de destino devido à pandemia.

    Entre março de 2020 e março de 2021, a Rede CEC atendeu mais de 70.000 pedidos de informação e assistência de consumidores em toda a UE confrontados com a violação dos seus direitos na UE.
    São mais 44 % do que no período homólogo no ano anterior. A grande maioria dos pedidos relacionaram-se com o setor do turismo (93,26%): direitos dos passageiros aéreos (45%), cancelamento de alojamentos turísticos (23%) ou viagens organizadas canceladas (17%). Verifica-se ainda um aumento do número de pedidos relacionados com o comércio eletrónico de bens (equipamentos eletrónicos, eletrodomésticos, móveis, vestuário) e de serviços.

    Em abril de 2020, a Rede CEC bateu o record do número de pedidos de assistência recebidos: 17.600 num único mês.

    Em 2020, o CEC Portugal respondeu a cerca de 2.700 pedidos, mais 65% do que no ano 2019. Ao mesmo tempo, continuou a promover informação aos consumidores através da elaboração de conteúdos e alertas no seu sítio na Internet e nas redes sociais, de webinares e da participação na criação de um Curso de e-learning sobre “O Consumidor Ciberseguro”, em conjunto com o CNCS, a DGC, a ASAE e a OLX.

    O aconselhamento jurídico e a assistência gratuita ao consumidor é mais do que nunca a missão principal da Rede CEC. Em quase 70% das reclamações recebidas foi possível obter uma solução extrajudicial a favor do consumidor. Os vouchers oferecidos aos viajantes em vez do reembolso imediato levantaram muitas dúvidas e foram objeto de muita discussão na UE, assim como as falhas e riscos do comércio eletrónico. A Rede CEC participa nestas discussões em diversas iniciativas.

    Mais informação: www.eccnet.eu

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