Home
Direção-Geral do Consumidor
    Ministério da Economia e Mar
    Entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo

    Resolução Alternativa de Litígios de Consumo

     

    o que deve saber

    A Resolução Alternativa de Litígios de Consumo (designada RAL) abrange a mediação, a conciliação e a arbitragem.

    Entidades independentes, com pessoal especializado, de modo imparcial, ajudam o consumidor e a empresa/profissional a chegar a uma solução amigável por via da mediação ou da conciliação.
    Caso esse acordo não seja alcançado pode ainda recorrer-se ao tribunal arbitral, através de um processo simples e rápido e na maior parte das vezes gratuito. A sentença arbitral tem força executiva (carater obrigatório) , sendo equiparada a uma decisão de um tribunal de 1.ª instância.
     

     

     

    O que são Entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo?

    São na sua maioria Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo, que procedem à resolução de litígios através de procedimentos de mediação, conciliação e arbitragem, de forma gratuita ou a custos reduzidos. Prestam informação gratuita sobre temas de consumo.

    Onde estão localizadas?

    Estas entidades e encontram-se localizadas em diversas zonas de Portugal, estando todo o território nacional abrangido por, pelo menos, uma destas entidades/Centro de Arbitragem.

    Para mais informação, consulte:

    Vídeo sobre a Resolução Alternativa de Litígios de Consumo

    O mapa e a Lista de Entidades

    Publicação da Lista de Árbitros ao abrigo do artigo 6.º-B da Lei n.º114/2015, de 8 de setembro

    Obrigações das Entidades RAL

    Obrigações dos Operadores Económicos

    Plataforma de Litígios em Linha (RLL)

    Conflitos Transfronteiriços - Centro Europeu do Consumidor

    Relatórios -  RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO E AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU relativo à aplicação da Diretiva 2013/11/EU do Parlamento Europeu e do Conselho sobre a resolução alternativa de litígios de consumo e do Regulamento (UE) n.º 524/2013 do Parlamento Europeu e do Conselho sobre a resolução de litígios de consumo em linha.

     

    Dístico RAL a afixar nos estabelecimentos:

    Distico RAL - empresas download

     

    (Faça clique sobre a imagem para download)


    • Livro de Reclamações
    • Atendimento ao Consumidor
    • Plataforma de Cessação de Contratos - Comunicações Eletrónicas
    • RAL - Centros de arbitragem
    • Publicidade
    • Segurança de Produtos
    • Fundo do Consumidor
    • Centro Europeu do Consumidor
    • Inquérito Satisfação
    • Compete 2020 - Portugal 2020
    66