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    Resultados da Avaliação dos Mercados de Consumo da Comissão Europeia em 2016 e resultados de Portugal

    O Painel de Avaliação dos Mercados de Consumo acompanha o desempenho de 52 mercados de consumo, que vão desde os veículos usados ao alojamento turístico. Os mercados são classificados pelos consumidores no âmbito de um inquérito realizado à escala da União Europeia, com base em 5 indicadores: comparabilidade das ofertas, confiança nas empresas, problemas e queixas, expetativas e possibilidade de escolha.
    Principais conclusões:
    • O desempenho do mercado está a melhorar: os novos dados sobre o funcionamento do mercado, reunidos pela comissão europeia, mostram que os mercados estão a funcionar melhor para os consumidores do que há dois anos atrás. Cresceu a confiança dos consumidores em que os fornecedores de bens e prestadores de serviços respeitam as normas de proteção dos consumidores.
    • Os serviços financeiros tiveram uma melhoria significativa, embora continuem a permanecer no setor que revela pior desempenho. Os consumidores revelam no geral maior confiança nos seus bancos, PPR´s e fundos de investimento.
    • Os consumidores avaliam de uma forma muito mais positiva do que há dois anos atrás a possibilidade de comparação das ofertas nos transportes ferroviários e consideram que os serviços de comboio correspondem largamente às suas expetativas. Todavia, os resultados a nível europeu mostram diferenças significativas entre países.
    • Este quadro de avaliação mede pela primeira vez o prejuízo que os consumidores tiveram em cada em cada setor do mercado. O prejuízo engloba toda a perda financeira ou outro tipo de dano (exp. tempo gasto, stress) suportado pelos consumidores depois de uma compra ou do uso de um produto. O maior prejuízo foi detetado no setor das comunicações, uma vez que os consumidores têm muitas vezes problemas com os prestadores de serviço.
    • Ao longo destes últimos dois anos o número de consumidores que trocou de fornecedor aumentou, incluindo comunicações, energia e serviços financeiros, no entanto, isto não é necessariamente um indicador de bem funcionamento do mercado.
    As Principais conclusões do estudo sobre Portugal

    O Estudo permite ver como funciona o mercado interno em termos globais, bem como o mercado de cada Estado-Membro (EM) no que respeita à aquisição de produtos e na prestação de serviços a consumidores.
    Relativamente ao nosso país, verifica-se que a pontuação geral de Portugal é de 78.4, 1.3 pontos mais baixa do que a média dos 28 EM da União Europeia.
    No geral, os três melhores mercados de produtos em Portugal são: “o pão, cereais, arroz e massas; as bebidas não alcoólicas e os livros, revistas e jornais ”. Os três piores mercados de produtos são a “venda de carros usados; combustíveis, e carne e seus produtos derivados”.
    Analisados individualmente, as maiores subidas nos resultados verificam-se nos mercados dos combustíveis, carros usados e nos carros novos.
    Os mercados que estão com uma média de desempenhos acima da média europeia são: o pão, cereais, arroz e massas; as frutas e os vegetais; as bebidas não alcoólicas; e os medicamentos sem receita médica.
    Os mercados de venda de carros usados, combustíveis e produtos eletrónicos são os que apresentam piores resultados em Portugal em comparação com a média da União Europeia.
    Os mercados de venda de bens em Portugal registaram uma melhoria desde 2013 em termos de comparação, confianças e expetativas.
    Os três melhores mercados de serviços são os serviços alojamento de férias, bombas de gasolina e os serviços prestados nos cafés, bares e restaurantes. Ao invés, os três piores mercados de serviços são os referentes aos produtos financeiros, contratos de fornecimento de TV, e serviços de manutenção de casas e jardim.
    Por último, refere-se que, embora, os mercados de fornecimento de serviços tenham registado uma melhoria desde 2013 em termos de comparação, confiança e expetativas, ainda se situam a níveis inferiores à média europeia.

    Mais informações:

    Para mais informações:
    - Edição de 2016 do Painel de Avaliação dos Mercados de Consumo
    - Ficha de informação sobre a edição de 2016 do Painel de Avaliação dos Mercados de Consumo
    - Infografia sobre os resultados do Painel de Avaliação dos Mercados de Consumo de 2016

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