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    Medidas dedicadas aos consumidores no Programa do Governo

    Medidas dedicadas aos consumidores no Programa do Governo

    O Programa do Governo, que esteve em discussão na Assembleia da República nos dias 11 e 12 de abril, apresenta uma série de medidas dedicadas aos consumidores e à promoção dos seus direitos. Entre as várias medidas apresentadas, destacam-se as seguintes:

    • Acompanhar e aprofundar o Livro de Reclamações, hoje disponível nos formatos físico, eletrónico e móvel, como instrumento crucial da política pública de defesa do consumidor, assegurando que o mesmo constitui uma base para a indemnização e não apenas para aplicação de eventual coima;
    • Criar condições para o alargamento e modernização da rede de centros de arbitragem de consumo, designadamente no que concerne à sua presença territorial e através da criação de uma plataforma digital para resolução alternativa de litígios;
    • Aumentar o recurso a meios alternativos de resolução de litígios de consumo;
    • Apoiar projetos relacionados com a proteção dos direitos dos consumidores, com destaque para projetos de capacitação envolvendo os jovens;
    • Apoiar o reforço da cooperação com entidades europeias internacionais no âmbito do controlo e fiscalização dos mercados.

    Para mais informações, consulte o Programa do Governo.

    • Livro de Reclamações
    • Atendimento ao Consumidor
    • Plataforma de Cessação de Contratos - Comunicações Eletrónicas
    • RAL - Centros de arbitragem
    • Publicidade
    • Segurança de Produtos
    • Fundo do Consumidor
    • Centro Europeu do Consumidor
    • Inquérito Satisfação
    • Compete 2020 - Portugal 2020
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