Home
Direção-Geral do Consumidor
    Ministério da Economia e Mar
    DGC

    Termos e Condições

    O site da Direção-Geral do Consumidor (DGC) pretende divulgar a todos aqueles que o visitam informação acerca das suas atribuições, a sua estrutura, bem como de matérias relacionadas com a defesa do consumidor, entre outras, que possa ser do interesse dos cidadãos, das empresas e de todos os que têm interesse nestas áreas.

    O seu conteúdo está protegido pelos Direitos de Autor, Direitos Conexos e Direitos de Propriedade Industrial estabelecido na legislação portuguesa e no direito da União Europeia, bem como por convenções internacionais.

    Os Direitos de Autor não se aplicam a discursos, declarações e comunicados de membros do Governo, sendo necessário referenciar a fonte da informação.

    Toda a informação é pública e pode ser reproduzida com a respetiva alusão à sua fonte, sendo, no entanto, proibida a sua utilização para fins comerciais ou ofensivos.

    Qualquer tentativa de alterar ou inserir informação, ou qualquer ato que possa causar dano ou pôr em risco a integridade de todo ou parte do sistema, são expressamente interditos e são punidos de acordo com a legislação em vigor.

    Ainda que se pretenda assegurar a exatidão e atualização permanente da informação, designadamente mediante a adoção de medidas de segurança, a Direção-Geral do Consumidor não garante que possa não ser detetada alguma imprecisão na informação disponibilizada.

    As referências a ligações a outros sites isentam a DGC de quaisquer responsabilidades face ao conteúdo publicado nos mesmos.

    O acesso e utilização do website www.consumidor.gov.pt/ implica a aceitação pelo utilizador dos termos e condições aqui referidos pela Direção-Geral do Consumidor, enquanto responsável do tratamento de dados.


    Copyright e outros direitos de propriedade

    O conteúdo deste site, incluindo marcas, desenhos, logotipos, texto, imagens, materiais áudio e vídeo, é propriedade da DGC, a menos que indicado de outro modo através de uma referência à sua fonte, e está protegido nos termos gerais de direito e pela legislação nacional e internacional de proteção da Propriedade Intelectual.

    Não é permitido exibir, reproduzir, distribuir, modificar, transmitir ou usar os conteúdos de forma alguma, para nenhum propósito público ou comercial sem o prévio e expresso consentimento escrito da DGC.

    No entanto, o utilizador pode imprimir excertos de material deste site desde que os mesmos não sejam alterados, contemplando a indicação da fonte e dos direitos de autor, e desde que outra indicação de propriedade não seja removida.

    Ao transferir conteúdos para este site, o utilizador automaticamente concede à DGC os direitos e a propriedade exclusiva sobre esses mesmos conteúdos, concordando na sua utilização livre e inequívoca.


    Responsabilidade, uso e risco

    A DGC e todos os seus responsáveis legais, trabalhadores e colaboradores, bem como qualquer outra parte envolvida na criação, produção, manutenção ou implementação deste site, não serão responsáveis perante qualquer utilizador do site, por qualquer possível dano, prejuízo ou lesão (incluindo qualquer perda de lucro cessante e danos morais, indireta, acidental ou consequente perda) que advenham da utilização correta ou incorreta do site e seu conteúdo.

    Este site contém links para sites de terceiros, fornecidos unicamente para a conveniência e acessibilidade do utilizador. O conteúdo desses sites não é da responsável da DGC, sedo o seu acesso e navegação da responsabilidade exclusiva do utilizador.

    Está expressamente proibida a utilização do site para fins ilegais ou quaisquer outros fins que possam ser considerados indignos da imagem da DGC. A usurpação, contrafação, aproveitamento do conteúdo usurpado ou contrafeito, a identificação ilegítima e a concorrência desleal são puníveis criminalmente.

    É também proibido ao utilizador criar ou introduzir neste site quaisquer tipos de vírus ou programas que o danifiquem ou contaminem ou aconselhar terceiros a fazê-lo. Os infratores serão alvo de processo criminal.


    Conteúdos e garantias

    A informação presente neste site foi incluída de boa fé e serve exclusivamente para informação geral, sendo a sua utilização de risco exclusivo do utilizador.

    Este site e os seus conteúdos são fornecidos sem garantia de que o acesso ao mesmo seja ininterrupto ou isento de erros, isento de vírus ou de outro material prejudicial, ou de que as informações neste site contidas sejam completas, precisas ou oportunas.

    A DGC reserva-se ao direito de realizar alterações e correções, suspender ou encerrar o site quando considerar apropriado e sem necessidade de pré-aviso a qualquer utilizador ou entidade.

    A DGC não filtra ou monitoriza previamente o conteúdo transmitido a este site por terceiros e não é responsável pela filtragem ou monitorização de nenhum conteúdo deste tipo. Caso notificada, a DGC pode investigar uma alegação de que o conteúdo transmitido a este site está a violar os Termos e Condições.

    A DGC não assume responsabilidade ou obrigação por qualquer ação ou conteúdo transmitidos por ou entre o utilizador ou quaisquer terceiros dentro ou fora deste site.

    Não obstante, o utilizador concorda em não transmitir a este site nenhum conteúdo ilícito, ameaçador, acusatório, difamatório, obsceno, pornográfico, ou qualquer outro conteúdo que possa constituir ou encorajar conduta que viole alguma lei.

    A DGC colaborará com as autoridades competentes responsáveis pela aplicação da lei, inclusivamente na identificação ou localização do utilizador que transmita tal conteúdo, se a tal for ordenada.

    • Livro de Reclamações
    • Atendimento ao Consumidor
    • Plataforma de Cessação de Contratos - Comunicações Eletrónicas
    • Publicidade
    • Segurança de Produtos
    • Fundo do Consumidor
    • Centro Europeu do Consumidor
    • Inquérito Satisfação
    • Compete 2020 - Portugal 2020
    • COVID-19
    66